CONCEITOS TÁTICOS


No artigo que trago hoje  é a continuação do artigo anterior onde eu falo da tática principios da defesa e ofensividade, você que ainda não leu recomendo ler.

Este será um conteúdo onde vou abordar um assunto bastante amplo e também de muita necessidade para quem busca entender melhor sobre futebol. Conceitos da tática que trago eu  aprendi com os profissionais do canal MW. Vou deixar no final deste artigo o link para o telegram e  para o canal no YouTube.

Para esse conteúdo eu vou abordar...

•1° AMPLITUDE E PROFUNDIDADE

•2° ZONAS DO CAMPO  

•3° MODELO DE JOGO

•4° SUPERIORIDADES

Como eu já falei no artigo anterior e volto a repetir neste, não vou apronfudar muito neste tema mas se você quiser se apronfudar mais sobre conceitos táticos vou deixar no final deste artigo 2 canais que falam a respeito sobre tática.

Para começar vou falar sobre;

1°AMPLITUDE E PROFUNDIDADE:

Esses são principios estruturais de ataque muito importantes, o objetivo é buscar sempre ocupação de espaço.  Esses dois principios tem uma relação com o espaço efetivo de jogo que é o espaço onde acontece o jogo de uma equipe. Ele é medido pela área total que consegue ocupar. Tanto amplitude quanto profundidade tem uma importante relação com o espaço efetivo do jogo,pois buscam sempre aumenta-lo. Os dois conceitos são mais usados naquelas equipes que gostam de jogar com posse de bola.

Profundidade é sentido vertical e amplitude é sentido de horizontal.

Muitos se perguntam se é possível jogar sem esses fatores e a resposta é sim. Mas quando esses conceitos não são praticados o espaço efetivo é diminuído, neste sentido a mais espaços livres para o adversário atacar em velocidade.

2° ZONAS DO CAMPO:

As zonas do campo pode ser divididas  em duas partes; zonas que varia de forma vertical e zonas que variam de forma horizontal.

A zona vertical consiste em 3 partes que são; 

•1 corredor 
•2 meio espaço
•3 centro

CORREDOR é a parte mais externa do campo próximo as linhas laterais.   Nessa parte os jogadores consegue originar cruzamentos perigosos.

MEIO ESPAÇO é a zona que fica entre o corredor e espaço central.  Ocupar esse setor possibilita a criação de linhas de passe.

CENTRO : é uma zona de muita pressão e muito importante, pois quem domina está parte controla a partida. Está é uma região que favorece o chute. É uma área que preferência os jogadores de criação.

Zona horizontal também se divide em 3 partes que são;

•1° base da jogada
•2° espaço entrelinhas
•3° funil 

BASE DA JOGADA: É a parte afrente da linha de meio do adversário, é onde os meios campistas aparecem para receber os zagueiros e fazer a bola progredir. O jogador que tem a bola nessa região sem ser precionado pode desenvolver uma jogada perigosa.

ESPAÇO ENTRE LINHAS: É o espaço entre as linhas de marcação do adversário. Nesta parte exite muita pressão, portanto as ações deve ser velozes. Quando um time consegue ativar um jogador entre linhas tem grande chances que a jogada termine em finalização de gol.


FUNIL: É região que fica a frente do gol onde acontece a maior parte das finalizações.
Essa zona é buscada para favorecer um bom posicionamento para finalização. Quanto menos jogadores no funil melhor para quem defende.



3°MODELO DE JOGO: O modelo de jogo é muito importante para uma equipe  desenvolver uma postura em campo.

Temos que entender que modelo de jogo é diferente de sistema e padrão.

Sistema é as formações, ex; 4-3-3 , 4-4-2 etc.

Padrão é tudo que se repete.

O modelo cria padrões mas é diferente de padrão.

Podemos falar também que modelo de jogo é um conjunto de ideias que define quais espaços os jogadores deveram ocupar, como ocupar e o que ocupar no espaço.


O objetivo do modelo de jogo não é limitar as possibilidades dos jogadores,mas sim oferecer referências para que eles consigam compreender melhor as situações do jogo e consigam melhor resposta a esse estímulo.


°4 SUPERIORIDADES:

Trago para você 4 tipos de superioridade

1° superioridade numérica
2° superioridade qualitativa
3° superioridade posicional
4° superioridade sócio afetiva


O que são essas superioridades ?
As superioridades fazem parte da insencia do jogo. Tudo que acontece de maior e de menor grau é influenciado por uma superioridade de alguma natureza.

•superioridade numérica: é a mais conhecida entre as superioridades. Esse fator diz a respeito ao número de jogadores em um determinado espaço de campo. A superioridade numérica tem uma grande importância para times que tem a bola por que permite criar linhas de passe e manter a posse de bola com mais facilidade. Sem a bola a equipe tem a possibilidade de fazer uma pressão mais agressiva uma vez que a cobertura.


•superioridade qualitativa: É subjetiva, pois depende da qualidade do jogador. A superioridade qualitativa estar ligada a capacidade de raciocínio e qualidade do técnico tanto ofensivamente quanto defensivamente.


•superioridade posicional: Para que essa superioridade seja iniciada é preciso ocupar espaços livres e que o jogador ou os jogadores precisam se posicionar o corpo prevendo a próxima ação do adversário. O jogador com vantagem posicional com a bola facilita um bom desenvolvimento e conclusões ofensivas. Quando estar sem a bola é fundamental tanto na defesa quanto no próprio gol quanto na recuperação da bola.


•superioridade social afetiva: Ela é determinada por quão bem os jogadores compreende os mecanismo e situações em que estão em seridos. E quão rapidamente conseguem se organizar. Compartilhando experiência para da uma melhor resposta ao estímulo da partida.


Espero que você tenha gostado do artigo  disponibilizado. Esse tema tem que fazer parte da sua caminhada nas apostas.
Um forte abraço e até aproxima!
https://robertotipster.blogspot.com/2020/07/todos-os-apostadores-precisam-saber-os.html

O maior site de análises do Brasil.
Canal para disponibilizar materiais em primeira mão e conteúdos exclusivos.
https://t.me/mwfuteboloficial

https://www.youtube.com/c/CategoriaCanal

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

HANDICAP ASIÁTICO O MERCADO DOS PROFISSIONAIS

TÁTICA